A presidente da Comissão Europeia, o chefe de governo alemão e o vice-premiê chinês defenderam a cooperação global nesta terça-feira (21) em Davos, enquanto o fantasma de novas guerras comerciais paira após o retorno de Donald Trump à Casa Branca.
O presidente americano, que fará um discurso online no Fórum Econômico Mundial na Suíça ao longo da semana, tem sido um “elefante na sala” para os executivos e líderes que participam da conferência anual nos Alpes suíços.
Em seus discursos, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o vice-premiê chinês, Ding Xuexiang, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, ofereceram visões do mundo que são opostas às de Trump, um autoproclamado defensor das tarifas.
“O protecionismo não leva a lugar nenhum e não há vencedores em uma guerra comercial”, disse Ding, sem mencionar Trump diretamente.
Trump ameaçou, na segunda-feira, impor tarifas se Pequim rejeitasse sua proposta de manter o aplicativo chinês TikTok online sob a condição de que metade dele fosse vendido.