Trump volta atrás e pausa tarifaço por 90 dias

Mundo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou atrás nesta quarta-feira (9) sobre seu tarifaço anunciado na semana passada. Diante das sequentes quedas nos mercados de ação globais, Trump anunciou que vai pausar a implementação das tarifas por 90 dias e manter uma tarifa mínima de 10% para todos os países – exceto a China.

A medida vale, segundo o republicano, para todos os países que não retaliaram suas medidas, menos para a China, que deverá pagar uma tarifa adicional de 125%. A China havia anunciado nesta quarta-feira uma nova retaliação, subindo para 84% as tarifas sobre produtos importados dos Estados Unidos.

Com o anúncio, feito numa rede social, o índice S&P 500, um dos principais da Bolsa de Nova York, passou a subir quase 8%, se recuperando da queda pela manhã e nos dias anteriores. Os economistas temem que as tarifas impostas por Trump ao comércio internacional gerem uma recessão global. A Nasdaq, onde são negociadas ações das principais empresas de tecnologia, chegou a subir 9%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *