O município de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, poderá ganhar protagonismo logístico com a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina no Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vir a Pernambuco, em outubro, para autorizar oficialmente o reinício dos trabalhos no trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, paralisado desde 2016.
O anúncio feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante entrevista reafirma que os recursos já estão garantidos no Novo PAC, e a ordem de serviço será assinada ainda este ano.
Investimento de quase R$ 1 bilhão
A princípio, nesta nova etapa, serão contratados os lotes 4 e 7, que abrangem os trechos Custódia–Arcoverde (73 km) e Cachoeirinha–Belém de Maria (53 km). Como resultado, juntos, eles somam cerca de 130 km de extensão e representam investimentos próximos a R$ 1 bilhão.
“A expectativa é que, em outubro, o presidente Lula venha a Pernambuco para dar a ordem de serviço. Essa obra é estratégica não só para o Estado, mas para todo o Nordeste”, destacou Silvio Costa Filho.
Salgueiro: a “Encruzilhada do Nordeste”
Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste”, Salgueiro está situada em ponto estratégico, equidistante das principais capitais da região. Pelo município passa importantes rodovias, como a BR-116 e a BR-232, além de estar no eixo da Transposição do Rio São Francisco.
Essa localização privilegiada pode transformar a cidade em um hub de escoamento de cargas, conectando o Porto de Suape (PE), o Porto do Pecém (CE) e Eliseu Martins (PI).