‘Tive que amputar minha mão com um canivete para sobreviver’

Curiosidades

Em 2003, o jovem montanhista americano Aron Ralston tomou a incrível decisão de amputar a própria mão com um canivete.

Ele estava fazendo uma caminhada em um cânion no Estado de Utah quando uma rocha de 350 quilos se desprendeu e caiu sobre seu braço direito, prendendo sua mão contra a parede.

Ele ficou preso por cinco dias, até tomar a decisão radical que acabou salvando sua vida. Aron Ralston tinha 27 anos em maio de 2003. Era um montanhista experiente acostumado a condições extremas e que gostava de desafios. Por isso, a caminhada que faria sozinho pelo Bluejohn Canyon, no Estado de Utah, era para ser, em comparação com suas aventuras habituais, como um passeio no fim da tarde.

Ele queria aproveitar o sol, o calor e a areia de Utah, depois de enfrentar um inverno frio cheio de neve em Boulder, no Colorado, onde morava. Em entrevista ao programa Outlook, da BBC, ele contou como era esse cânion que ele visitou.

“O cânion era do tipo slot canyon, com várias fendas estreitas e profundas”, contou ele ao programa Outlook, da BBC. “O cânion em que eu estava devia ter um metro de largura, e uma profundidade de 15 a 20 metros. O lugar parecia um corredor afundado no deserto. Esses lugares são esculpidos por inundações de águas de chuvas, que se movem em grandes torrentes por esses corredores, coletando detritos, incluindo rochas e pedregulhos que acabam ficando presos entre as paredes.”

Aron estava descendo esse cânion e passou por cima de uma das grandes rochas que tinham sido movidas por inundações e que ficaram presas entre as paredes.

Quando passou por cima da rocha, ela se moveu e prendeu sua mão direita entre a pedra e um dos lados da parede. Ele ficou de pé no fundo do cânion, com a mão sendo esmagada pela rocha presa entre as duas paredes do cânion.

“Eu fiquei em pânico, apavorado. Minha reação foi que nem a de um bicho. E tentava desesperadamente libertar minha mão, tentando usar a adrenalina no meu sangue para levantar a pedra ou, de alguma forma, movê-la. Na minha cabeça, se eu tinha feito a rocha se mexer, conseguiria movê-la de novo. Mas porque ela não estava se movendo??”.

Extraido do BBC News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *