O bilionário Elon Musk criticou, neste sábado (3), o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estar inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para o dono da rede social X, impedir o líder da direita brasileira de concorrer trata-se de uma “tirania”.
O comentário foi feito em uma publicação na própria rede social. Nela, Musk compartilha uma postagem da página End Wokeness (Acabem com a ideologia Woke, em tradução livre para o português), que observa como alguns líderes e partidos da direita mundial teriam sido marginalizados do jogo político sob a justificativa de proteção da democracia.

– [Marine] Le Pen banida das eleições, [Jair] Bolsonaro proibido de concorrer à eleição, vitória eleitoral de [Calin] Georgescu cancelada, AFD [Partido Alternativa para a Alemanha] designada como grupo extremista. Tudo em nome da proteção da democracia – diz o post.
Bolsonaro está impedido de concorrer às eleições até 2030, por determinação da Corte Eleitoral, que afirmou enxergar abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-chefe do Executivo. Ele tenta reverter a inelegibilidade a tempo de concorrer no pleito presidencial de 2026.