Terremoto de magnitude 8.8 atinge a Rússia e provoca tsunamis pelo mundo inteiro.

Meio Ambiente

Um terremoto de grande magnitude atingiu a península de Kamchatka, na Rússia, na noite desta terça-feira, 29. Segundo o serviço geológico dos Estados Unidos, o terremoto marcou 8,8 pontos na escala Richter, perto das maiores marcas já registradas na história, provocando uma ressaca marítima sentida no mundo inteiro. Austrália, África, América do Sul, Europa sentiram fortes ventos e movimentação marítima fortes.

As primeiras ondas de tsunami alcançaram a costa de Hokkaido, no norte do Japão, na manhã desta quarta-feira (horário local), após o terremoto ocorrer próximo à Península de Kamchatka, na Rússia. Segundo a emissora pública NHK, as ondas iniciais mediram cerca de 30 centímetros, mas autoridades alertam para a possibilidade de formações muito maiores nas horas seguintes.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas preventivos para diversas regiões costeiras do país, inicialmente prevendo ondas de até 1 metro. Horas depois, a projeção foi revista para até 4 metros.

No Rio de Janeiro as ondas do mar alcançaram 4 metros também, invadindo calçadas e chegando a adentrar em prédios da Avenida Atlântica. Austrália.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *