Tensão em Caracas: DGCIM é acionada em meio ao temor de ofensiva contra Maduro

Mundo

O jornalista e analista político Eduardo Menoni publicou, nesta segunda-feira (18), em sua conta no Twitter/X, um vídeo denunciando a mobilização da Direção-Geral de Contrainteligência Militar (DGCIM) em Caracas. A força é considerada o braço mais temido da repressão chavista, responsável por prender militares e opositores acusados de conspirar contra o regime de Nicolás Maduro.

Segundo Menoni, há um “pânico generalizado” no Palácio de Miraflores, sede do governo venezuelano, após o anúncio de novas recompensas milionárias oferecidas pelos Estados Unidos para informações que levem à captura de integrantes do alto escalão chavista. Além disso, o envio de tropas do Comando Sul dos EUA ao Caribe teria ampliado a sensação de cerco internacional contra o regime de Maduro.

Nos últimos dias, Washington reforçou sua presença militar na região sob o argumento de intensificar operações contra o narcotráfico. Maduro e seus aliados são alvo de acusações de envolvimento em atividades ilícitas, o que aumentou a pressão diplomática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *