A telemedicina oferece conveniência e economia de tempo para os pacientes. Consultas médicas podem ser realizadas virtualmente, eliminando a necessidade de deslocamentos, tempo de espera em consultórios e trânsito.
Nos Estados onde as capitais bem equipadas nos serviços especializados de saúde, distam acima da média, é normal as prefeituras gastarem horrores em deslocamentos via ambulância buscando atendimento para seus pacientes. Despesas com os veículos e riscos de chegar tarde demais.
Pelos avanços que a ciência da saúde tem proporcionado, é possível hoje adquirir equipamentos que atendam diagnósticos por imagem feitos à distância. Em vários setores já é possível encontrar algoritmos para decodificar a imagem possibilitando a tele radiologia à distância e obter o laudo online. A radiologia digital funciona por meio da captura de imagens e envio das mesmas para uma tela de computador em que elas podem ser editadas, analisadas, impressas ou armazenadas, sem precisar o paciente se deslocar para o laboratório. Os aplicativos disponíveis são para atender as demandas na ortopedia, oftalmologia, cardiologia, neurologia, gastrenterologia e pediatria. Ainda nas pesquisas embrionárias, os programadores americanos que estão desenvolvendo decodificadores cibernéticos para atender estes segmentos da medicina, garantem que basta um celular 5G para capturar a imagem intravenosa sem invasão.
Que bom. Breve veremos o fim das filas nos hospitais e laboratórios de exames.