A tarifa de 50% anunciada por Donald Trump para os produtos brasileiros está oficialmente em vigor.
Em decreto assinado na última quarta-feira (30), o presidente Donald Trump oficializou a nova alíquota sobre produtos importados do Brasil, e estabeleceu que as tarifas entrariam em vigor sete dias após a publicação da ordem executiva. No dia seguinte, assinou um decreto em que determinou novas taxas para mais de 70 países, que passam a valer nesta quinta-feira (07).
As taxas oficializadas para mais de 70 países variam entre 10% e 41%, conforme o país de origem. No caso do Brasil, o governo dos EUA aplicou uma alíquota de 10% somado a um reajuste adicional de 40%, totalizando, assim, 50% de tarifa sobre importações de produtos brasileiros.
O decreto de quinta-feira formaliza a reativação do pacote tarifário anunciado por Trump em 02 de abril. Uma semana depois, o republicano suspendeu temporariamente a medida por 90 dias, sob o argumento de que os Estados Unidos precisavam de tempo para negociar com seus principais parceiros comerciais.
Inicialmente, o tarifaço seria retomado integralmente no início de julho. Mas, à medida que algumas negociações evoluíam, Trump voltou a adiar a entrada em vigor das alíquotas. Lista de exceções
Ao oficializar o tarifaço que eleva para 50% a alíquota de importação sobre produtos brasileiros, Trump, decidiu poupar da medida um total de 694 itens.