SpaceX lança astronautas com sucesso para a Estação Espacial Internacional

Tecnologia

Originalmente programada para decolar no início da tarde de quinta-feira (31), mas adiada devido ao tempo nublado na região, a missão SpaceX Crew-11 foi lançada com sucesso nesta sexta (1), enviando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS). Com transmissão ao vivo em todas as plataformas do Olhar Digital, a cápsula Crew Dragon Endeavour decolou no topo de um foguete Falcon 9 a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, às 12h43 (pelo horário de Brasília). 

Cerca de dois minutos e meio após o lançamento, houve a separação dos estágios do foguete, com o primeiro retornando à Terra aproximadamente cinco minutos depois em um pouso bem sucedido em solo firme na Landing Zone 1 (LZ‑1) da Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral. 

O primeiro do foguete Falcon 9 retornou à Terra cerca de sete minutos depois da decolagem da missão Crew-11 em um pouso bem sucedido em solo firme. Crédito: SpaceX

Enquanto isso, o estágio superior seguiu viagem até a órbita baixa da Terra levando a cápsula tripulada, que se desprendeu quase 10 minutos depois da decolagem para voar em direção à ISS. A expectativa é que a missão Crew-11 chegue ao destino dentro de 40 horas.

Quem são os tripulantes da missão

A bordo da espaçonave estão os astronautas Zena Cardman (comandante) e Mike Fincke (piloto), da NASA, juntamente com Kimiya Yui, da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), e o russo Oleg Platonov, da agência Roscosmos, especialistas da missão. Eles vão substituir os quatro membros da Crew-10, missão que chegou à ISS em março e deve retornar à Terra dentro de poucos dias.

Se tudo correr conforme o planejado, os membros da missão Crew-11 vão passar uma temporada de cerca de 180 dias realizando experimentos científicos e operações de rotina na estação espacial. 

O booster Falcon 9 B1094-3 foi lançado pela terceira vez, após as missões Starlink Group 12‑10, em 29 de abril, e Axiom Ax‑4, em 25 de junho. Este é o sexto lançamento da cápsula Endeavour, que voou nas missões Demo-2 (2020), Crew-2 (2021), Ax-1 (2022), Crew-6 (2023) e Crew-8 (2024), sendo a espaçonave Crew Dragon mais utilizada pela SpaceX.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *