Durante o feriadão de Semana Santa, entre os dias 17 e 21 de abril, a Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza resgatou 27 banhistas de afogamentos no trecho que vai da Barra do Ceará ao Náutico.
A praia do Havaizinho registrou o maior número de resgates: 14 pessoas — adolescentes e jovens, homens e mulheres — foram puxadas pela corrente de retorno e salvas a tempo. Os guarda-vidas também realizaram dois atendimentos de primeiros socorros no local. Na Praia dos Crush, outros nove banhistas foram socorridos e, na Barra do Ceará, três vidas foram resgatadas.
Na Praia de Iracema, houve um atendimento de primeiros socorros e, na Avenida Beira-Mar, duas ocorrências foram registradas, sendo um resgate e um atendimento de primeiros socorros.
A Inspetoria de Salvamento Aquático mantém postos fixos espalhados pela orla de Fortaleza, em Barra do Ceará, Carapebas, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico, funcionando diariamente das 8h às 17h. Os agentes utilizam flutuadores, nadadeiras e veículos marítimos e terrestres para realizar os resgates.
A ISA orienta que, antes de entrar no mar, o indicado é sempre buscar informações do local com os guarda-vidas da área. Os agentes passarão as dicas necessárias para um banho seguro e responsável, evitando que banhistas, tanto fortalezenses como turistas, sejam pegos por correntes de retorno e buracos no relevo submarino.