A Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro, divulgou o balanço das ações realizadas no primeiro semestre de 2025, destacando resultados significativos nas áreas de habitação, urbanismo, fiscalização, serviços públicos, limpeza urbana e atendimento social. Responsável por 13 bairros da zona central de Teresina, a SDU tem atuado com foco na requalificação do território urbano, eficiência administrativa e cuidado com as pessoas.
Habitação: presença ativa nas áreas de risco e inclusão social
A Coordenação de Habitação mapeou todas as áreas de risco sob responsabilidade da superintendência, com visitas técnicas, entrevistas com moradores e escutas sociais. Foram registrados mais de mil atendimentos no semestre, entre cadastros, visitas domiciliares e ações integradas com outras pastas.
Um dos destaques foi a atuação na Vila Ferroviária, onde, além do mapeamento, foi realizado um mutirão com serviços de saúde, trânsito e assistência social. A coordenação também elaborou o perfil social dos lavadores de carro da Orla do Parnaíba e do Shopping da Natureza, e colaborou diretamente com o cadastro de mais de 100 mil famílias no Minha Casa, Minha Vida, em parceria com outras SDUs e a Secretaria de Planejamento.
Obras e Urbanismo: revitalizações e entregas para a população
A SDU Centro acelerou a entrega de obras importantes, como a reabertura do Restaurante Popular, a reestruturação dos sanitários e da rede de esgoto do Mercado da Vermelha — ambos já entregues. Também estão em andamento as reformas do Mercado São José e do Campo do Bariri, com previsão de conclusão ainda em 2025. A equipe segue acompanhando de perto as intervenções executadas pela Águas de Teresina.
No campo do planejamento, foram elaborados projetos para a Praça do Fripisa, Plantão Funerário, Feira do Livro, além da manutenção de ruas, praças e prédios públicos.
Gestão financeira: mais eficiência, menos custos
A Coordenação Financeira promoveu uma reorganização dos fluxos internos, resultando em uma redução de 25% nos custos dos contratos e de 50% no tempo de pagamento. A equipe também participou da construção do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, com foco em equilíbrio fiscal e responsabilidade com os recursos públicos.

Fiscalização: ordenamento e combate a irregularidades
Mais de mil ações de fiscalização foram executadas no semestre. Com o Programa Centro Vivo, a SDU mapeou imóveis com aparência de abandono, notificou os responsáveis e já percebe resultados positivos com a reocupação de parte dessas edificações.
A atuação da fiscalização também incluiu reorganização de trailers, redução da poluição visual, verificação de obras sem licença, vazamentos, ocupações irregulares e publicidade ilegal.
Limpeza urbana e serviços: resposta ágil e organização permanente
A Coordenação de Serviços Urbanos retirou cerca de 14 mil toneladas de resíduos dos bairros atendidos. Houve reforço na limpeza em cemitérios, mercados e praças, especialmente em datas comemorativas, e agilidade no atendimento de demandas da população.
Outro avanço foi a reorganização do Plantão Funerário, que agora funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com fluxo digitalizado e atendimento direto à população pelo número (86) 99425-2336.
Urbanismo: desburocratização e inovação no licenciamento
A Coordenação de Urbanismo modernizou seus processos e reduziu o tempo médio de análise de projetos para menos de 15 dias. Projetos maiores agora levam, no máximo, quatro meses. Também foram implementadas melhorias no sistema Construa Fácil e criado o Licenciamento Construtivo Rápido (LCR), que permite a emissão automática de alvarás para construções de até 750 m².
Todas as solicitações de eventos e aberturas de empresas foram atendidas com agilidade, desde que estivessem de acordo com a legislação vigente.
O superintendente da SDU Centro, Eulálio Campelo, afirma que os resultados refletem uma gestão comprometida com o presente e com o futuro do centro da capital. “Trabalhamos com planejamento, escuta ativa da população e execução com responsabilidade. Nosso objetivo é devolver à cidade um centro vivo, limpo, seguro e pulsante. Estamos reorganizando o território e cuidando das pessoas, com ações que vão desde a limpeza urbana até o licenciamento inteligente. E isso é só o começo”, destaca.