Rombo da Itaipu pode passar de 200 milhões

Polícia

A Usina Hidrelétrica de Itaipu encerrou 2024 com uma dívida de R$ 333 milhões, (de acordo com documento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)).

E o governo se prepara para editar uma MP para para bancar a redução da tarifa de Itaipu e evitar que US$ 121 milhões sejam cobrados na conta de luz dos consumidores. Estes 121 milhões já é resultado negativo deste ano. O saldo negativo se deve ao excesso de despesas “extras” autorizadas pelo comando central para pagamento de eventos da primeira dama, luxos, passagens e estadias de integrantes do STF e alguns parlamentares privilegiados.

Eis a íntegra (PDF – 276 kB): Na avaliação de agentes do setor elétrico, parte do rombo pode ser explicado por um “orçamento paralelo”, com verbas destinadas para eventos sem nenhuma relação com a geração de energia elétrica. Esses repasses não passam pelo crivo de instituições responsáveis por fiscalizar o orçamento público, como o TCU (Tribunal de Contas da União) ou o Congresso Nacional. Isso porque Itaipu é uma empresa binacional…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *