Com partidas concentradas na faixa das 18h30, o domingo (23) de estaduais entregou a emoção que prometia, com reviravoltas na tabela, uma atuação de gala de Neymar e uma eliminação pesada. Foi a noite em que o Paulistão e o Cariocão conheceram seus confrontos de quartas de final e semifinal, respectivamente.
Paulistão
O Santos está classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista. Neste domingo, o Peixe contou com um show de Neymar para vencer a Inter de Limeira por 3 a 0, no Estádio Major José Levy Sobrinho, em Limeira (SP), pela 12ª rodada do torneio. marcou um gol olímpico e deu duas assistências para Tiquinho Soares estufar as redes. O camisa 10 foi aplaudido até mesmo por torcedores rivais e teve o seu nome gritado algumas vezes. O meia-atacante foi o grande nome do embate. Ele marcou um gol olímpico e deu duas assistências para Tiquinho Soares estufar as redes. Essa, aliás, foi a primeira vez que ele completou os 90 minutos em campo.
A última rodada da fase de grupos contou com oito jogos simultâneos. Atual tricampeão, o Palmeiras correu sérios riscos de ser eliminado precocemente. O time de Abel Ferreira estava fora do mata-mata até os 41 minutos do segundo tempo.
Foi quando o jovem Allan marcou de cabeça o gol da vitória dramática sobre o Mirassol — 3 a 2 —, que classificou o Alviverde para o mata-mata como segundo melhor do grupo D.
Enquanto isso, em Limeira, Neymar teve sua primeira grande atuação na volta ao Santos. Ainda no primeiro tempo, ele deu duas assistências para Tiquinho Soares e marcou um golaço olímpico, o primeiro de sua carreira.
Cariocão
As duas vagas em aberto para a semifinal ficaram com Vasco e Fluminense, que venceram Botafogo e Bangu, respectivamente, ambos como mandante.
No Clássico da Amizade, Vegetti voltou a fazer a diferença para o Vasco e ajudou o time a chegar à semifinal. Atual campeão da Libertadores e do Brasileiro, o Botafogo terminou em 9º lugar e está fora até da Taça Rio.
Já o Fluminense venceu o rebaixado Bangu e, mesmo assim, foi vaiado pela torcida presente ao Maracanã. O placar apertado de 3 a 2 incitou as críticas contra Mano Menezes e seus comandados.