Quando o esporte era prioridade

Teresina

Teve uma época que a Semel era um canteiro de obras.

Me lembro bem, quando o Prefeito era o professor Wall Ferraz.

Zangado, o homem era respeitado porque seu tempo era dedicado integralmente a Teresina, e tudo dava certo por que ele era sério. Tive oportunidade de trabalhar em várias frentes da comunicação, mas uma delas me conquistou profundamente, o resgate do Carnaval de Teresina na av. Frei Serafim. O secretário era Fernando Said, e me deu carta branca para agir. Foi bonito. Segundo o Wall tinha mais gente do que na vinda do Papa João Paulo II em 1980.

O esporte era tratado com outro olhar, não era cabide de empregos.

Me lembro que antes do Fernando, quem esteve na Semel foi o Jorge Lopes, hoje nosso líder do MPL – Movimento Piauí Livre. Rapaz o cara rebentou.

O Dr. é daqueles entusiastas pelo esporte que não conheço muitos iguais, nem parecidos. É uma fera !

Como Secretario da Semel o Jorge Lopes deixou o seguinte legado:

viabilizou recursos para a construção dos Ginásios Poliesportivos Pato Preto (Mocambinho), Edmilson Jorge (Dirceu) e Rui Lima (Bela Vista/Parque Piauí), até hoje funcionando, quase 40 anos depois.

Participou como idealizador da criação dos Centros Esportivos em 80 bairros de Teresina, autorizou a construção de 20 Campos de Futebol na Zona Rural e fomentou a implantação de 50 Escolinhas nos Bairros. Criou o Programa Esporte Cidadão para jovens de 7 a 14 anos em 80 bairros além de ter construído 10 quadras poliesportivas nos bairros e reforma do Estádio Lindolfo Monteiro.

Depois disso, Jorge Lopes foi Presidente da FUNDESPI, Juiz-auditor e Diretor  da Federação de Futebol do Piauí – FFP e é Presidente da Liga de Esportes de Angical do PI.

O Movimento Piauí Livre vê o esporte como a melhor saída para qualificar a juventude para o bem, evitando que este se ocupem com práticas indesejáveis.

Texto: Jorge Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *