Jeferson Daniel Florêncio de Araújo, 44 anos, foi preso nesta segunda-feira (7) em Osasco, na Grande São Paulo. Ele era procurado por envolvimento no roubo de um avião-pagador no Rio Grande do Sul, em 2024, e investigado na tentativa de sequestro do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), em 2023.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais do 4º Batalhão de Choque faziam patrulhamento pela Vila Yolanda quando abordaram Jeferson. Ele estava com quatro celulares e cerca de R$ 4 mil em dinheiro.
Ao checar os documentos, os agentes descobriram um mandado de prisão preventiva em aberto contra ele. O mandado é referente ao roubo de R$ 14 milhões no aeroporto de Caxias do Sul (RS), em que foram usadas viaturas falsas da Polícia Federal. Um policial e um criminoso morreram na ação. Jeferson é apontado como responsável pelo apoio logístico da quadrilha. Segundo a Polícia Federal, ele integra uma facção criminosa desde 2019 e também é suspeito de planejar um ataque ao setor de tesouraria do Banco do Brasil em Caruaru (PE). Em maio deste ano, a PF revelou ligações entre o roubo do avião, o plano contra Moro e a cúpula do PCC. Jeferson foi levado para a sede da Polícia Federal em São Paulo, onde o caso foi registrado.