Após semanas de uma escalada de violência na região do Grande Vicente Pinzón, em Fortaleza, e de uma resposta do Governo do Estado que envolveu reforço policial na área, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que as aulas “estão normais” nas unidades de ensino, nesta segunda-feira (1º).
Ao todo, profissionais de pelo menos 16 escolas no entorno no bairro relataram, na última semana, sensações de insegurança diante de atos criminosos, e parte das unidades teve as aulas paralisadas ou atividades de rotina prejudicadas devido à disputa entre facções que ocorre naquela área. Até sexta-feira (29), as unidades, creches e escolas, ainda não haviam voltado ao funcionamento normal.
Ao Diário do Nordeste, a Assessoria de Comunicação da SME informou, nesta segunda-feira que o Distrito de Educação 2 – ao qual pertence a área envolvida nos conflitos – relatou normalidade nas atividades escolares. Para isso, várias localidades tiveram destacamentos da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), que implementaram “corredores seguros” para facilitar o acesso de estudantes e profissionais aos equipamentos.