Prefeito de Sorocaba (SP) viraliza nas redes sociais com isenção total de IPVA

Desenvolvimento

“Vamos fazer dessa cidade a melhor cidade do Brasil para se viver.” É assim que Rodrigo Manga (Republicanos), prefeito de Sorocaba (SP), termina todos os seus vídeos nas redes sociais. Em meio a esquetes de humor, o chefe do Executivo sorocabano viralizou nos últimos dias pelo tom apelativo das produções e pela forma com que fala dos feitos da sua gestão.

Dono de uma estratégia de marketing agressiva, Manga posta vídeos curtos diariamente no Instagram e no TikTok. As peças rapidamente renderam a ele o apelido de “prefeito tiktoker”, mesma alcunha dos também prefeitos João Campos (PSB), do Recife, e Topázio Neto (PSD), de Florianópolis.

Em janeiro, ele afirmou ter recebido do presidente do PRTB, Leonardo Avalanche, o convite para disputar a corrida ao Governo de São Paulo pelo partido de Pablo Marçal. Em entrevista à Folha, Manga disse que pensaria sobre a possibilidade e que tem vontade de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Por ora, ocupando o Palácio dos Tropeiros (sede do Executivo sorocabano), tem aproveitado temas da moda ou caros à população para criar medidas para a cidade.

Segundo a plataforma Social Blade, Manga ganhou 468 mil seguidores no Instagram entre 4 de janeiro e 4 de fevereiro —2 milhões de pessoas o seguem na rede. No mesmo período, obteve cerca de 25 milhões de curtidas no TikTok, onde também é seguido por 2 milhões de usuários.

Atraiu a atenção de perfis de empresas como Netflix e Duolingo e de influenciadores. Tornou Sorocaba um meme e virou alvo de críticas de opositores, que alegam que ele distorce a realidade da cidade.

Manga, ou Rodrigo Maganhato, é graduado em marketing. Atuava como empresário do ramo de automóveis quando começou a ter contato com drogas. Chegou a perder sua loja e seu casamento em decorrência do vício. Foi dependente químico por 14 anos. Em meados de 2007, conseguiu se recuperar por meio da igreja evangélica e fundou uma ONG de reabilitação para usuários. Ele conta a história na biografia “Governe sua Vida e Transforme o Mundo” (2023).

Começou na política com dois mandatos de vereador. No primeiro, pelo PP, teve atuação discreta, integrando o baixo clero da Câmara. No segundo, no Democratas, tornou-se presidente da Casa e atuou diretamente para a cassação do então prefeito José Crespo, seu colega de partido, em 2017.

Em 2020, já no Republicanos, Manga foi eleito prefeito ao derrotar Jaqueline Coutinho (PSL) em votação apertada. No ano passado, conquistou a reeleição em primeiro turno com 73,75% dos votos válidos.

No início deste mês, Manga publicou vídeo em que promete dar isenção total de IPVA para veículos híbridos e flex. Contudo, a isenção de imposto para carros menos poluentes foi anunciada em dezembro pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), responsável pelo IPVA, um imposto estadual. A medida é válida para todo o estado de São Paulo. Manga afirmou que “foi uma maneira de divulgar essa isenção para quem quiser produzir aqui e atrair empresas”.

Outro projeto da gestão envolve a construção de um prédio de 1 km de altura no centro do município. Segundo a prefeitura, a ideia é usar o arranha-céu para atrair turismo e investimentos. O centro, contudo, não tem espaço físico que comporte tal empreendimento, ao menos não sem a necessidade de desapropriações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *