PMF reabre Memorial do Paço pelo Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

Fortaleza

Amanhã, quarta-feira (2/4), às 16h, a Prefeitura de Fortaleza reabre as portas do Memorial do Paço Municipal para a exposição “Arte no Espectro”, uma mostra que celebra o talento e a expressão artística de quatro artistas plásticos autistas. A iniciativa faz parte das ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ampliar o debate sobre a inclusão e os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A arte tem um papel essencial na comunicação e expressão de pessoas autistas, permitindo que sentimentos, ideias e percepções sejam compartilhados de forma autêntica. A exposição “Arte no Espectro” permanecerá aberta ao público durante todo o mês de abril no Memorial do Paço Municipal, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a partir da quinta-feira (3/4). A entrada é gratuita.

OS ARTISTAS E SUAS OBRAS

Arthur Veras Brilhante
Com apenas 11 anos, Arthur se expressa por meio da pintura. Diagnosticado com autismo nível 2 de suporte e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ele utiliza a arte para comunicar aquilo que as palavras não traduzem. Desde os dois anos, experimenta cores e formas, e hoje, trabalha com acrílico sobre tela para transformar sua visão de mundo em composições vibrantes.

Eduardo Aragão Carvalho
Aos 33 anos, Eduardo traduz sua visão sobre a inclusão e a diversidade por meio de composições instigantes. Suas pinturas vão além da estética, funcionando como narrativas visuais que provocam reflexão sobre o autismo e suas diferentes formas de percepção do mundo.

Mateus Oliveira Gonçalves
Natural de Fortaleza, Mateus, de 25 anos, encontrou na arte uma forma de se reorganizar emocionalmente. Apaixonado por cenários ferroviários, transforma suas telas em verdadeiras paisagens sobre trilhos, retratando locomotivas, pontes e túneis com riqueza de detalhes e um olhar singular.

Lucas Lisboa Maia

Com apenas 5 anos, Lucas já transforma tudo ao seu redor em expressão e descoberta. Amável e criativo, ele se entrega à arte com autenticidade e alegria, deixando sua marca em cada pincelada de seus quadros coloridos e em cada peça de Lego encaixada com a precisão de um verdadeiro construtor. A cada aniversário, ele pinta um novo quadro, como um registro vivo de sua evolução. Entre tintas, blocos e sonhos, Lucas é pura curiosidade, imaginação e afeto. O pequeno artista enxerga o mundo com cores, formas e infinitas possibilidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *