O peixe é um alimento rico em proteína, mas ainda pouco explorado, ou seja sem apresentar ampla oferta no mercado se torna cara e pouco usada pelas camadas mais vulneráveis.
No Piauí, temos alguns municípios que se destacam exemplarmente pelo desenvolvimento de tanques produtores de tilápias e tambaquis.
É o caso de Nazária, com uma produção de mais de 300 toneladas / ano.
Localizada a 36 Km de Teresina, Nazária poderia ser um município mais desenvolvido economicamente caso o poder público implanta-se uma estrutura de beneficiamento de pescado e ensina-se o povo a produzir para exportação de filé de tambaqui e tilápia. Nesse caso, ao invés de enrolar o peixe em papel celofane o povo agregaria um resultado advindo de seu trabalho da filetação, e da venda do subproduto que compõe a ração animal.
A descoberta de ômega 3 nas vísceras do tambaqui é uma boa notícia para a cadeia produtiva do peixe nativo do Brasil e poderá muito útil para o Piauí, desde que aproveitada convenientemente.
O MPL – Movimento Piauí Livre, desenvolve um estudo de implantação de centros cooperativados de produção e beneficiamento de pescado, para gerar postos de trabalho em várias cidades piauienses.
Segundo o Dr. Jorge Lopes, líder do MPL este será um nicho de mercado muito importante na cadeia produtiva piauiense. Para tal, já incentiva os estudiosos do movimento a apresentarem projetos estruturantes que possam ser implantados num futuro breve.