O caranguejo tem como habitat preferido o Delta do Rio Parnaíba. Neste período (entre dezembro e janeiro) ele se cria e reproduz. A operação “Deixa o Caranguejo Namorar”, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), autuou dois estabelecimentos comerciais e apreendeu 15 kg de caranguejos-uçá. A fiscalização ocorreu nos municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia, focando na pesca e comercialização do crustáceo.
Equipes de auditores ambientais da Semarh realizaram diversas inspeções em pontos de extração e venda, verificando documentação e estoques. Segundo a auditora fiscal ambiental Denisse Barros, a apreensão ocorreu devido à ausência da declaração de estoque, obrigatória por lei. O material apreendido foi inutilizado e descartado conforme os procedimentos ambientais. As ações incluíram vistorias em mercados, peixarias e restaurantes, além de incursões em manguezais para verificar o cumprimento da legislação que proíbe a captura do caranguejo-uçá durante o período de defeso. Paralelamente, foi realizado trabalho de conscientização junto aos catadores locais.
A pergunta que não quer calar é: em Fortaleza, foi fiscalizado, também? Todos sabem que o caranguejo que se consome nos restaurantes da praia do Futuro, são originários do Piauí. E lá são bem caros, uma corda de 4 caranguejos sai por R$ 100… Bora deixar o caranguejo namorar?