Piauí se destaca como grande produtor de energias limpas

Tecnologia

A transição energética que vem acontecendo no Piauí nos últimos anos foi destaque em reportagem exibida pela emissora CNN. O estado é o terceiro em produção de energia solar e eólica no Brasil. Em 17 municípios, estão instaladas 118 usinas geradoras de energia limpa.

“Essa energia é considerada limpa porque no seu processo de produção não é emitido nenhum tipo de gás poluente”, afirmou Bruno Carmo, vice-diretor do Centro de Pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), em entrevista à emissora, entretanto não citou que a maior usina solar das Américas está no município de São Gonçalo do Gurguéia, com 2,2 milhões de painéis.

Já segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em abril do ano passado, o Piauí foi o estado com maior expansão em grandes parques de energia solar e eólica. São 14 novas usinas em operação e uma ampliação de 400 MW. Em julho, também do ano passado, o estado ultrapassou 6 GW em capacidade instalada. A maior parte dessa energia produzida vem de 118 empreendimentos eólicos, que bateram 4 GW de potência instalada. Outros 2 GW vêm dos 60 parques de energia solar. Breve serão 8 GW, 4 solares e 4 eólicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *