Curimatá será a primeira cidade a receber a ação neste sábado (6/9). Iniciativa, que vai passar por mais 6 municípios, une lazer e informação: sessões de filmes terão também orientações sobre como famílias do CadÚnico podem receber parabólicas digitais sem custo
O programa Brasil Antenado estreia neste sábado, 06/09, em Curimatá (PI), o projeto de cinema itinerante gratuito, uma iniciativa que transformará praças e espaços públicos em grandes salas de cinema a céu aberto, combinando lazer e informação. O projeto tem como objetivo entreter as famílias e comunicar, de forma lúdica e interativa, como os beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) podem receber gratuitamente um kit com a nova parabólica digital.
As sessões serão realizadas sempre com telão de LED, distribuição gratuita de pipoca e a exibição de “O Auto da Compadecida 2”. Antes da exibição do filme, o público assiste a um trailer explicativo com detalhes sobre o programa. Além disso, instrutores estarão presentes durante as sessões para tirar dúvidas e orientar os moradores do município sobre como solicitar gratuitamente a nova antena.
A iniciativa é da Entidade Administradora da Faixa (EAF), empresa responsável pela execução do Brasil Antenado, que está sendo realizado em 323 cidades do país que não possuem sinal ou com sinal precário de TV aberta, e por isso a necessidade da instalação gratuita da antena digital. O programa foi instituído pelo Ministério das Comunicações através da Portaria nº 17.337, de 7 de abril de 2025.
Para Leonardo Liébana, diretor de Comunicação da EAF, a aposta no cinema itinerante reforça o caráter inovador da estratégia de comunicação do programa. “Comunicar sobre um programa como esse, que vai mudar a vida de milhares de famílias, em escala nacional, é um desafio robusto. Estamos falando de cidades com pouco ou nenhum sinal de TV, por isso tivemos que pensar em uma estratégia que chegasse no Brasil profundo e fosse efetiva”, explica Liébana.