Petrobras foi proibida de atuar na distribuição após privatização da BR. Gasolina 25% mais cara.

Economia

Entre 16 maiores petroleiras, só 3 não atuam na distribuição. Levantamento mostra que Petrobras, Equinor e QatarEnergy estão fora do segmento, enquanto gigantes globais ampliam presença.

Um estudo do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) revelou que, entre as 16 maiores petroleiras do mundo, apenas três não atuam na distribuição de combustíveis: Petrobras, Equinor e QatarEnergy. O dado expõe uma diferença estratégica em relação às principais companhias globais, que utilizam a integração entre exploração, refino e distribuição para reduzir riscos e aumentar a competitividade. No caso brasileiro, a Petrobras foi impedida de participar desse mercado após a privatização da BR Distribuidora, conforme o Monitor Mercantil, concluída em 2019. A empresa, rebatizada como Vibra, mantém até 2029 o uso da marca BR em seus postos, mas sem vínculo de operação com a estatal.

Impacto da ausência da Petrobras na distribuição

A saída da Petrobras da distribuição teve efeitos diretos sobre o setor e sobre o bolso do consumidor. Sem a presença da estatal, o Brasil perdeu capacidade de influenciar o preço dos derivados fora da refinaria, limitando o alcance de reduções feitas pela empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *