Pepita de R$ 6 milhões usada como batente de porta. Na Romênia.

Curiosidades

Uma das maiores pepitas de âmbar do mundo foi encontrada na casa de uma idosa na comuna Colti, localizada dentro do distrito de Buzau, na Romênia. A pedra de cerca de 3,5 quilos foi encontrada décadas atrás no leito de um riacho nas proximidades de sua residência e, desde então, ela utilizava o item como batente de porta, sem ter conhecimento sobre o seu valor. 

A pepita está avaliada em cerca de 1 milhão de euros, ou seja, mais de R$ 6 milhões na conversão direta. Daniel Costache, diretor do Museu Provincial de Buzau, afirmou ao El País que a descoberta da pedra tem um “grande significado”, tanto em nível científico quanto em nível de museu.

De acordo com ele, esta é uma das maiores pedras do mundo e a maior do gênero. A peça rara foi descoberta por um familiar da senhora, que, ao examiná-la, decidiu levá-la a um especialista, achando se tratar de um artigo semiprecioso. 

Após verificar que se tratava de uma pedra rara, ele a vendeu para o governo, que a classificou como tesouro nacional. Agora, o artefato está guardado no Museu Provincial de Buzau. Especialistas do Museu de História da Cracóvia, na Polônia, que avaliaram a pepita, estimaram que a pedra tenha entre 38,5 e 70 milhões de anos. 

Outro fato que chamou atenção para o caso é que o imóvel da idosa foi roubado anos atrás, mas apenas joias de ouro foram levadas – e a pepita ficou no mesmo local. “Na busca por objetos de valor, eles ignoraram o verdadeiro tesouro que estava ali diante de seus olhos”, disseram os familiares da mulher. 

Atualmente, a Romênia possui um dos maiores depósitos de âmbar, sendo o Condado de Bunzau, onde foi encontrada a pedra, uma das áreas com mais abrangência da pedra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *