O Partido Liberal, do atual primeiro-ministro Mark Carney, venceu as eleições do Canadá nesta segunda-feira (28). Os liberais mantiveram-se no governo, mas não conquistaram a maioria parlamentar. Isso porque o partido não garantiu os 172 distritos eleitorais, conhecidos como cadeiras, necessários para a maioria.
A Câmara tem 343 cadeiras. Apenas com a minoria, Carney terá que fazer acordos com outros partidos para continuar no poder. Segundo a Reuters, governos minoritários no Canadá geralmente duram menos de dois anos.
O resultado foi uma grande derrota para o líder conservador Pierre Poilievre, que concentrou sua campanha em questões domésticas e na necessidade de consertar um país que, segundo ele, os liberais haviam “quebrado”. Após a renúncia de Justin Trudeau, era improvável que os liberais ganhassem as eleições. Porém, com o tarifaço de Trump e outras declarações do presidente, o sentimento de nacionalismo começou a crescer no Canadá, o que favoreceu os liberais.
Antes dessa reviravolta, o partido chegou a ficar 20 pontos atrás dos conservadores nas pesquisas eleitorais.
Após as declarações de Trump, entretanto, Carney prometeu uma abordagem firme com Washington em relação às tarifas e disse que o Canadá precisaria gastar bilhões para reduzir sua dependência dos Estados Unidos. Mas os conservadores, de centro-direita, que pediam mudança após mais de nove anos de governo liberal, mostraram uma força inesperada.
Na madrugada desta terça (29), após seu partido ter vencido as eleições, Carney se pronunciou e disse que está animado para trabalhar com as outras legendas.