No dia 17/9/1985, um decreto federal criou o Parque Nacional da Chapada Diamantina, distribuído por cinco municípios do estado da Bahia.
No Brasil há uma riqueza desconhecida dos brasileiros, vivemos em um país de riquíssima biodiversidade, de Norte a Sul. Há áreas imensas de natureza preservada para receber turistas que gostam de aventura, com infraestrutura e suporte. São trilhas, cachoeiras, cânions, dunas, rios, montanhas, praias – ou seja, uma diversidade de tirar o fôlego antes mesmo de sair de casa.
Se você gosta de ecoturismo e quer se jogar na natureza, este texto tem tudo que precisa saber.
Preparamos um guia para que entenda tudo sobre os parques naturais e escolha o seu próximo destino. O estado com mais parques nacionais é a Bahia, com nove unidades – o maior deles é o famoso Parque Nacional da Chapada Diamantina, com 150 mil hectares.
O local protege parte de uma cadeia montanhosa que se estende de Minas Gerais à Bahia e abrange três biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.
São quase 300km de trilhas disponíveis para os aventureiros, além de 33 cachoeiras, duas cavernas e dez pontos de escalada.
E o melhor: não há cobrança de ingresso para a entrada. Pelo menos por enquanto. Se o Haddad descobrir… aí já não garanto nada.
Vamos lá, a Bahia abriga os parques nacionais: Serra das Lontras, Boa Nova, Descobrimento, Alto Cariri, Boqueirão da Onça, Monte Pascoal, Pau Brasil e Marinho dos Abrolhos.
O segundo estado com mais PARNAs é o Paraná, com oito. Logo depois vem Minas Gerais (7), Amazonas (6), Pará e Rio de Janeiro, com cinco cada. O Piauí tem dois: Sete Cidades e Serra da Capivara.