Os setores de Radiologia e Patologia Clínica da rede municipal de saúde de Teresina realizaram, nesta terça-feira (26), uma paralisação de advertência de 24 horas, em protesto contra a falta de avanços nas negociações com a Prefeitura e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).
De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (SINDSERM-THE), a decisão foi aprovada na última sexta-feira (22). A mobilização dos técnicos em Radiologia acontece em frente ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na zona Sul da capital, enquanto os técnicos em Patologia Clínica se concentram no Centro de Diagnóstico Raul Bacellar, no bairro Saci.
Entre as principais reivindicações da categoria estão: Equiparação salarial; Pagamento por plantão extra e segundo turno; Produtividade para profissionais das UPAs e do Centro Lineu Araújo; Gratificação de emergência (GE/HUT) para técnicos(as) de Radiologia do HUT e das UPAs; Gratificações de urgência, emergência e laboratoriais para técnicos de Patologia Clínica.
Segundo o sindicato, a paralisação ocorre em parceria com o Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Piauí, com o objetivo de pressionar por avanços nas negociações. A paralisação é considerada um ato de advertência. Caso não haja avanços concretos, as categorias não descartam a possibilidade de novas mobilizações.