Paraíba tem crescimento de 400% na produção de algodão orgânico.

Economia

Nos últimos anos, a produção de algodão agroecológico na Paraíba registrou um crescimento surpreendente de 400%, segundo dados da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer).

Em 2021, apenas cinco famílias se dedicavam ao cultivo de algodão orgânico. Hoje, esse número já alcança 68 famílias, em um movimento que está transformando a economia agrícola da região.

 avanço no setor se deve, em grande parte, à melhoria da renda familiar gerada pela produção. Segundo Severino Vicente da Silva, presidente da Cooperativa dos Agricultores do Município de Ingá e Região (Itacoop), mais conhecido como “Seu Biu”, cada safra de algodão pode render até R$ 10.000,00 por família. “Antes, os agricultores cultivavam apenas para subsistência.

Agora, além de continuarem plantando alimentos, como feijão, milho e jerimum, para garantir a soberania alimentar, eles agregam valor com o algodão”, explica.

Além do benefício financeiro, o projeto está baseado em um modelo de sustentabilidade social, no qual os contratos de compra garantida com grandes empresas têxteis e de confecção asseguram o escoamento da produção. Isso cria uma cadeia produtiva sólida e sustentável, promovendo o desenvolvimento rural e a segurança econômica das famílias envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *