Parada do Orgulho LGBTQIA+ de São Luís completa 20 anos

São Luis

Nesta segunda-feira, dia 25, o Grupo Gayvota faz o lançamento da XX Semana do Orgulho LGBTQIA+ de São Luís e celebração de “20 anos de desafios, lutas e conquistas da população LGBTQIA+ do Maranhão”. O Grupo Gayvota é o movimento social desse gênero mais antigo em atividade no Maranhão.

A programação da Semana ocorre de 26 a 31 de agosto, com uma vasta programação que inclui atividades como: seminários, oficinas, rodas de conversa, noite de premiação, realizadas em vários espaços da cidade. No dia 26, das 8h às 17h, ocorrerá o seminário “Perspectivas e Desafios para a Implantação e Implementação de Políticas Públicas de Promoção dos Direitos Humanos da População LGBTQIA+ do Município de São Luís, na Faculdade de Turismo e Hotelaria, que fica na Rua Cândido Ribeiro, Centro,

O evento encerra no dia 31, com a Parada do Orgulho LGBTQIA+, a partir das 15h, na Avenida Litorânea. A parada, para os organizadores,  não é apenas uma festa de cores e música — ela é uma manifestação política que reforça a identidade da comunidade LGBTQIA+ maranhense. Representa um espaço de liberdade, onde se reafirma a dignidade, se visibiliza demandas e se constrói uma rede de acolhimento.

No Maranhão, o Grupo Gayvota articula a maior rede em todo o estado e se tornou referência entre os movimentos sociais regionais, nacionais e internacionais. Atualmente o Grupo faz parte da Coordenação Colegiada do Fórum de ONGs LGBTQIAPN+ do Estado do Maranhão, é filiado a ABGLT, tem cadeira fixa no Conselho Municipal de Saúde de São Luís, também faz parte da Coordenação Colegiada do Fórum AIDS/HIV do Estado do Maranhão.

A Parada do Orgulho LGBT de São Luís ocorre desde 2004 (com pequenas interrupções), sob a coordenação do Gayvota em articulação com o poder público e demais movimentos sociais. Atualmente, a Parada é apenas uma das atividades da Semana do Orgulho LGBTQI+ de São Luís, evento macro criado pelo Grupo Gayvota desde 2007, em que se realiza ao longo de uma semana eventos como palestras, seminários, oficinas, minicursos, cerimônia de entrega do Prêmio Gayvota de Direitos Humanos, atividades esportivas e apresentações culturais em parceria com os movimentos sociais da Grande Ilha, com articulações entre secretarias municipais de São Luís e estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *