A primeira edição da Operação Nordeste Integrado, realizada nos dias 7 e 8 de agosto, mobilizou forças de segurança pública de oito estados nordestinos e resultou em 320 prisões e 443 mandados judiciais cumpridos. Também durante a operação, 7.688 veículos foram abordados.
Segundo o balanço, dos 443 mandados cumpridos, 186 foram de prisão, 10 de busca e apreensão de menores e 247 de busca e apreensão. Além disso, 87 armas, 40 veículos, 180 celulares e uma grande quantidade de drogas foram apreendidos.
Operação Nordeste Integrado resulta em 320 prisões e mais de 440 mandados de prisão cumpridos em oito estadosDivulgação
A ação foi realizada com o apoio de 5.903 agentes de segurança, entre policiais civis, militares, bombeiros e outros profissionais do Piauí, Pernambuco, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. As ações, realizadas de forma simultânea e estratégica, tiveram como foco o combate ao crime organizado nas áreas de divisa, especialmente homicídios, tráfico de drogas e armas, além de roubos e furtos de veículos e cargas. Com suporte aéreo para alcançar áreas de difícil acesso, as equipes reforçaram a presença nas fronteiras estaduais, consideradas pontos-chave para impedir a circulação de criminosos e ilícitos.
“As divisas não podem ser vistas como limites, mas como pontos estratégicos para impedir a circulação de criminosos, armas e drogas. O Piauí, junto aos demais estados, demonstrou que é possível agir com inteligência, planejamento e presença firme, garantindo que a população sinta os efeitos positivos dessa união. O crime não encontrará refúgio, independentemente de fronteiras”, pontuou o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas.
Fonte: Agora Parnaíba – Jean Jorge