Uma nova onda de calor atinge quase todo o território brasileiro a partir desta quarta-feira (12). De acordo com uma projeção do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP), os próximos dias podem entrar para a história devido às temperaturas altíssimas, que podem beirar a sensação térmica de 70 °C.
As áreas mais afetadas são a região Sul e Sudeste, mas o Nordeste e o Centro-Oeste também devem passar pelo calorão, que deve durar até o dia 21 de fevereiro.Apesar da sensação térmica sufocante ser uma possibilidade, ela não é tratada como “certa” pelas projeções, uma vez que a umidade do ar pode dar uma amenizada no calor.
Isso porque o cálculo da sensação térmica depende, justamente, dos índices de umidade relativa do ar – quanto maior a umidade do ar e a temperatura, mais quente a sensação térmica, conforme explicado na tabela de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo. Por exemplo, em uma cidade onde há previsão de 41 °C e umidade de 40%, a sensação pode ser de 53 °C.