O paradoxo da vida moderna! Um dos…

Curiosidades

Fico pensando com os dedos que correm ligeiro pela teclas o quão paradoxal é a vida moderna… O Brasil, que acabou de perder por 4 a 1 para a Argentina, é o maior exportador mundial de diversos alimentos, tais como soja, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina, carne de frango. Mas apesar da balança comercial registrar US$ 337 bilhões em exportações no ano passado, não vejo estes resultados reverterem a favor do povo. Temos comida para vender mas não temos para comer. Isso se reflete nos esportes.

Senão vejamos:

Nas Olimpíadas de Paris 2024, o Brasil conquistou 20 medalhas, o que representou 3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes. Este foi o segundo melhor desempenho do país em Jogos Olímpicos. Um excelente resultado.

Já os Estados Unidos pela 19ª vez na história e pela quarta edição seguida, terminaram em primeiro no quadro de medalhas das Olimpíadas tendo conseguido um total de 126 medalhas, sendo 40 Ouro, 44 Prata e 42 Bronze.

Qual o motivo desta performance?

Os Estados Unidos são o país que mais investe em marketing esportivo no mundo. As universidades americanas abrem as portas para atletas que se destaquem nos esportes, concedendo bolsas de estudo, apoio no treinamento físico e de saúde, e o principal custeiam as viagens para as competições nacionais e internacionais.

 A China também investe em esportes e com o objetivo de criar um setor esportivo de US$ 813 bilhões agora em 2025. O país é uma potência olímpica, tendo liderado o quadro de medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

E o Brasil?

Quando um atleta se revela com potencial tem que sair mendigando um prato de comida.

No Piauí então é uma tristeza. Poucos são os nomes que ganharam espaços na esteira dos esportes. Quando aparece uma Sarah Menezes é um milagre.

O MPL – Movimento Piauí Livre, pensa diferente. Segundo o coordenador do movimento, Dr. Jorge Lopes, que já foi secretário de esportes e conhece bem o segmento, há que envolver as escolas estaduais e municipais com programas esportivos de revelação, colocando os atletas mirins revelação no patamar que eles merecem, liberando alimento, ajuda de custos, acompanhando suas famílias para que não se percam no caminhos das drogas e do crime.

As propostas para colocar o Piauí na trilha do progresso, são inúmeras, mas para isso temos que estudar quais as vertentes sérias e honestas que vão de encontro a estes objetivos. Junte-se a nós.

JM – (86) 999222001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *