Você já pensou em um semáforo com uma quarta luz? Essa é uma ideia de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que propõe a inclusão de uma luz branca nos semáforos por conta dos veículos autônomos.
A luz branca seria ativada quando uma quantidade considerável de veículos autônomos se aproximasse do semáforo, permitindo que eles assumissem o controle parcial do tráfego, coordenando entre si e com o semáforo para atravessar o cruzamento da maneira mais eficiente. Isso seria possível quando grande parte dos veículos forem inteligentes (autônomos).
O que são veículos autônomos?
Os veículos autônomos são carros equipados com tecnologias de ponta, como sensores, câmeras e inteligência artificial e que permitem a condução sem a intervenção de um motorista humano.
Esses veículos são programados para monitorar o ambiente ao redor, tomar decisões sobre a direção e interagir com outros automóveis e pedestres. Para os pesquisadores, eles são vistos como o futuro da mobilidade urbana, com potencial para reduzir acidentes, congestionamentos e emissões de poluentes.
Porém, os veículos autônomos ainda enfrentam alguns desafios para se adaptar ao trânsito atual, onde a maioria dos carros é operada por motoristas humanos. Um destes desafios é a comunicação com os semáforos nos cruzamentos.