O Piauí não está nesta rota por ainda não ter porto mas a Bahia deu um passo estratégico rumo ao fortalecimento de sua relação econômica com a China com o lançamento da Rota Marítima Direta Zhuhai-Brasil. A nova conexão, oficializada nesta segunda-feira (14), liga o Porto de Gaolan, em Zhuhai, diretamente aos portos brasileiros de Santana (AP) e Salvador (BA), criando um corredor logístico entre a região da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau e o território brasileiro.

O lançamento ocorreu em Brasília, com participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, que representou o governador Jerônimo Rodrigues. O evento foi promovido pelo Governo Municipal de Zhuhai e pelo Grupo Parlamentar Brasil-China da Câmara dos Deputados.
Menos tempo, menos custo
De acordo com Ângelo Almeida, a nova rota representa um grande salto em eficiência logística. A estimativa é de que o trajeto marítimo entre China e Brasil seja encurtado em até 30 dias, o que pode gerar redução de mais de 30% no valor do frete.
“É um avanço não apenas em termos comerciais, mas também sociais. Essa conexão pode impulsionar o combate à pobreza e à fome ao fomentar desenvolvimento sustentável em nosso estado”, destacou o secretário.
Impacto econômico da rota China-Bahia
A China é, atualmente, o maior parceiro comercial da Bahia. Apenas entre janeiro e março de 2025, o estado exportou US$ 1,2 bilhão em produtos para o país asiático e importou US$ 800 milhões em mercadorias e equipamentos.
Se o Piauí já tivesse um porto graneleiro, certamente seria agraciado nesta oportunidade, mas, quem sabe em breve seja incluído numa rota futura do Ocidente para o Oriente, passando pelo canal do Panamá.