Nikolas vai protocolar “CPI das Pesquisas”

Política

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) vai reunir assinaturas para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) a fim de investigar manipulações em pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o órgão está sob o comando do petista Marcio Pochmann.

– Chega de maquiar a realidade. Lula colocou um petista fiel, Marcio Pochmann, no comando do IBGE para fabricar uma “realidade paralela”. Dados recentes do IBGE mostram desemprego de 6,1%, retirando da conta 4,4 milhões de desempregados, além de publicar que o Brasil atinge o menor índice de pobreza da história, mas com critérios alterados – declarou Nikolas.

O parlamentar busca adequar os dados divulgados pelo IBGE com a realidade, não favorecendo a narrativa ilusória em prol do governo.

 Vou protocolar uma CPI para investigar essas distorções e garantir que o IBGE publique dados em conformidade com a realidade e que não seja transformado em um puxadinho do PT – destacou.

A taxa de desemprego anunciada este ano pelo IBGE é baseada na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Ocorre que este levantamento só classifica como desempregado os indivíduos que tentaram encontrar trabalho no período sob análise, mas não conseguiram. Aqueles que não estão empregados e não estão em busca de uma vaga, são dispensados do cálculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *