Para chegar ao gentílico “ludovicense”, relativo aos nascidos na cidade de São Luís, capital do Maranhão, recorreu-se ao nome próprio latino Ludovicus, derivado do germânico Hlodoviko – que vem a ser a origem remota do português Luís.
Fundada em 1612 pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como “Senhor de La Ravardière”, a capital maranhense é a quinta cidade mais antiga do país. Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista. Ainda no decorrer do século XVI, a cidade sucumbiu ao domínio holandês que foram expulsos pelos portugueses, em 1645, quando se inicia, efetivamente, a colonização portuguesa da antiga Upaon Açu (Ilha Grande), segundo a denominação tupinambá para a Ilha de São Luís.
Apesar de existirem muitos apelidos que falem da cidade, os seus moradores a chamam simplesmente por Ilha do Amor. Com muitos pontos turísticos, rica cultura popular e passeios naturais, a capital maranhense acabou ficando conhecida pelos seus belos e românticos cenários.