O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), bloqueie o salário e todas as verbas de gabinete do senador Marcos do Val (Podemos-ES), alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta segunda-feira (4/8). A medida consta na decisão de Moraes que autorizou a operação contra o parlamentar, que deixou o país sem autorização do STF e retornou ao Brasil nesta manhã. Do Val terá que usar tornozeleira eletrônica.
Do Val foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) no aeroporto de Brasília, no início da manhã. Segundo apuramos, ele foi abordado pela polícia logo após de chegar de viagem. Diante desse descumprimento, passam a valer novas medidas restritivas. Em 2024, Moraes já havia determinado, por exemplo, o bloqueio de redes sociais e a retenção do passaporte dele.
O ministro Alexandre de Moraes afirmou agora que as novas restrições impostas ao senador Marcos do Val, como tornozeleira eletrônica, se justificam porque as investigações largamente demonstram completo desprezo pelas decisões da Corte. Eita… imagine o que o Senador vai aprontar com o Ministro quando a caneta for pra mão dele.