Mina de urânio no CE terá 4 meses para responder ao Ibama sobre vazamentos

Ceará

Um dos empreendimentos mais polêmicos para implantação no Ceará é o Projeto Santa Quitéria (PSQ), um complexo mineroindustrial que envolve a lavra e o beneficiamento de colofanito (associação de fosfato e urânio), para a produção de fertilizantes e geração de energia. Questionado mais uma vez pelo principal órgão de licenciamento do país, o Consórcio responsável pelo projeto planeja dar uma resposta em até 4 meses. 

No início deste mês, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu a avaliação do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do PSQ, mas cobrou maior detalhamento de alguns pontos e devolveu o documento ao Consórcio para complementação. Uma nova análise oficial depende dessa entrega.

A iniciativa é alvo de críticas por parte de ambientalistas e comunidades tradicionais que temem dois problemas: um possível estresse hídrico na área, já que o empreendimento deve ser instalado no Sertão dos Crateús, e problemas relacionados à radiação para a biodiversidade e para a saúde humana.

Para explicar os próximos passos, o engenheiro ambiental Christiano Brandão gerente de Licenciamento Ambiental na Galvani Fertilizantes, uma das empresas do Consórcio, ao lado das Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Entenda:

Segundo ele, o projeto implementou novas tecnologias para evitar possíveis impactos ambientais, especialmente em relação à radiação, e operará em circuito fechado, eliminando a liberação de efluentes que possam contaminar as reservas de água da área. Apesar das preocupações históricas sobre estresse hídrico e exposição à radiação, o porta-voz afirma que as informações sobre segurança nessas áreas já foram amplamente divulgadas e que o PSQ está em conformidade com a legislação ambiental, aguardando a obtenção da licença prévia ainda em 2025.

“O Consórcio trabalha com absoluta transparência em todos os nossos processos, independentemente se a informação é mais ou menos difícil de ser tratada. A gente está animado, confiante e ansioso para poder concluir mais essa etapa”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *