Um veículo peculiar está um passo mais perto de virar realidade. O planador marítimo elétrico da empresa Regent – uma espécie de mistura entre barco e aeronave – recebeu autorização da Guarda Costeira dos Estados Unidos para iniciar testes da versão em tamanho real. A companhia já vinha fazendo testes com protótipos e espera que o modelo possa facilitar (e baratear) o transporte em áreas costeiras.
Meio barco, meio aeronave: um planador elétrico
O modelo da Regent é descrito como um planador marítimo. Segundo o site New Atlas, trata-se da mistura de um hidroavião com hidrofólio, uma espécie de barco.
O modelo autorizado para iniciar os testes em tamanho real é o Viceroy Seaglider, um planador elétrico com capacidade para 12 passageiros e velocidade máxima de 290 km/h. A autonomia em uma única carga é de 290 km, mas a empresa acredita que pode chegar a 800 km.
O planador está em desenvolvimento desde 2021, mas, até agora, o protótipo mais avançado está em escala reduzida. Uma versão em tamanho real, capaz de comportar os 12 passageiros, deve virar realidade ainda este ano, já que a Regent recebeu aprovação da Guarda Costeira dos Estados Unidos para testes.