Ainda que proibido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) de utilizar redes sociais, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez uma transmissão ao vivo no Youtube nesta sexta-feira (22). A transmissão intitulada “não faço acordo com ditadores criminosos” ocorreu na manhã desta sexta no canal mantido pelo senador na rede social. O senador afirmou que a intenção da live era mostrar como funciona a tornozeleira eletrônica e “os graves crimes do Alexandre de Moraes” ao impor medidas cautelares a ele.
“Eu não fui denunciado pela PGR [Procuradoria-Geral da República], pelo Ministério Público, por ninguém… Não cometi crime nenhum, não estou respondendo por crime nenhum. Zero. Ficha limpa. Nada. Tentaram de tudo, mas nada foi encontrado”, afirmou. Ao citar supostas violações, Marcos do Val ofendeu Moraes: “Seria obrigatório você, seu me***, falar com o Congresso, comunicar o Congresso, para votar em 24 horas se eu seria proibido de me ausentar do Brasil ou se permitiriam suspender meu CPF”. “Você não fez nada disso, você é um violador contumaz da Constituição”, destacou.
Do Val está com perfis bloqueados nas redes sociais desde 2024 por determinação do STF. Em nova decisão, em agosto deste ano, o ministro Alexandre de Moraes reforçou a restrição e frisou que o parlamentar estava proibido de usar as redes sociais.
A decisão foi expedida após Do Val viajar para os Estados Unidos (EUA) ainda que com ordem de entregar os passaportes. Ao voltar ao Brasil, o senador foi alvo de operação da Polícia Federal (PF) em cumprimento a decisão de Alexandre de Moraes.