O deputado federal Mario Frias (PL-SP) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar a informação de que o Ministério da Cultura destinou R$ 58,8 milhões a um programa supostamente usado para beneficiar aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A denúncia surgiu a partir de áudios da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura, divulgados nesta segunda-feira (10) pelo jornal O Estado de S. Paulo.
O dinheiro foi aplicado no Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), criado em setembro de 2023 pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. A iniciativa, segundo o governo, tem o objetivo de promover mobilização, apoio e formação de artistas. No entanto, os áudios indicam que os recursos podem ter sido direcionados para favorecer candidatos petistas nas eleições municipais de 2024.
Os áudios foram gravados pelo ex-chefe do comitê do Amazonas, Marcos Rodrigues, que rompeu politicamente com Anne Moura no fim do ano passado. Neles, Moura menciona a articulação da cúpula do Ministério da Cultura para transformar os comitês em ferramentas de campanha eleitoral.