O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou na sexta-feira (18) em Missão Velha, no Ceará, para anunciar novos investimentos na Ferrovia Transnordestina, um dos maiores projetos de infraestrutura do Nordeste. A princípio, a expectativa é que o governo confirme recursos para os últimos 4 km sem contrato firmado, referentes aos Lotes 9 e 10, consolidando assim a conclusão dos 1.206 km de extensão da ferrovia.
O estado atual da Transnordestina
Assim, com R$ 4 bilhões em contratos já assinados, a ferrovia está em fase avançada de construção, com 75% da primeira etapa concluída – que vai de Eliseu Martins (PI) ao Porto do Pecém (CE). Atualmente, 676 km já estão prontos, e a previsão é que toda a obra seja finalizada até 2027.
Dados sobre a obra em números
Indicador | Valor |
---|---|
Extensão total | 1.206 km |
Trechos concluídos | 676 km (56% da obra) |
Trechos sem contrato | 97 km (sendo 4 km em destaque) |
Investimentos totais | R$ 4 bilhões (contratados até agora) |
Previsão de operação | Final de 2025 (fase de comissionamento) |
O QUE FOI ANUNCIADO
Lula anunciou R$ 1,4 bilhão em novos recursos para as obras da Ferrovia Transnordestina. Lula visitou um dos trechos já finalizados do empreendimento, no município de Missão Velha, no Ceará, e disse que não faltarão recursos para as obras.
Lula destacou a importância da ferrovia para as cadeias produtivas da região e afirmou que o Nordeste precisa ter a chance de progredir.
“O Nordeste precisa dessa obra. O Nordeste não quer ser mais tratado como se fosse a parte pobre do Brasil. O Nordeste precisa ser respeitado”, disse.
Lula falou sobre as dificuldades para dar andamento ao projeto, lançado em 2006, em seu segundo mandato na Presidência da República, e afirmou que quer inaugurar a Transnordestina antes do fim do atual mandato, em 2026.
“Todo dia tinha um problema. Era um problema na Justiça, era um problema no meio ambiente, era um problema de dinheiro. Essa estrada foi, foi, foi, e eu imaginava que ela fosse acabar em 2012. Eu saí em 2010, voltei à Presidência 15 anos depois, e essa ferrovia tinha andado muito pouco. Aliás, já não havia mais interesse de fazer essa ferrovia. Eu assumi a responsabilidade de que nós vamos concluir essa ferrovia, custe o que custar”, acrescentou.
Dos novos aportes do governo federal, R$ 600 milhões serão liberados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) nos próximos meses e R$ 816 milhões a partir do leilão de desinvestimento e liquidação do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor).