Lula escolhe o piauiense Carlos Brandão para ministro do STJ 

Justiça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A decisão se deu após quase sete meses de análise e posto vago. Brandão é natural do Piauí e hoje atua no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

Em 15 de outubro de 2024, o STJ definiu duas listas com candidatos às vagas deixadas por Laurita Vaz e Assusete Magalhães, que se aposentaram.

Com a nomeação de Brandão, Lula ainda precisa decidir um segundo nome para o tribunal superior.

Faziam parte da lista de magistrados Carlos Brandão, do TRF1; Daniele Maranhão Costa, também do TRF-1; e Marisa Ferreira dos Santos, do TRF3.

Já para ocupar a vaga de Laurita Vaz, que ainda não foi definida, estão na lista tríplice: Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas; Sammy Barbosa Lopes, do Ministério Público do Acre; e Carlos Frederico Santos, do Ministério Público Federal. Conforme mostramos, há meses existe a expectativa de que o presidente formalize as indicações. O que mudou agora, relatam auxiliares do presidente e ministros do STJ, é a proximidade do aniversário de uma das desembargadoras que disputava a vaga com Brandão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *