Cientistas da NASA e da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) chegaram a conclusão de que partes da Califórnia estão afundando. Isso significa que o nível do mar pode subir mais do que o dobro do previsto anteriormente nessas áreas.
A descoberta foi feita a partir do uso de um radar de satélite para estudar a elevação do solo ao longo da costa da região. Em pontos críticos como San Rafael e Foster City, na área da baía de São Francisco, o solo está se movendo cerca de 10 milímetros por ano.
Aumento do nível do mar deve ser maior do que o imaginado
- Segundo os pesquisadores, esse afundamento significa que o nível do mar local pode subir mais de 45 centímetros nos próximos 25 anos.
- Isso é mais do que o dobro da estimativa inicial, de 19 centímetros. é importante destacar que as duas áreas ficam em antigos aterros sanitários.
- Já perto de Los Angeles, áreas como Newport Beach podem enfrentar uma elevação do mar da ordem de 32 centímetros até 2050.
- Os resultados são fruto de análises feitas pelos satélites Sentinel-1 da Agência Espacial Europeia e dados de movimento terrestre retirados do Sistema Global de Navegação por Satélite.
- As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista Science Advances.
Afundamento é potencializado pelo ação humana
Os cientistas explicam que os afundamentos de terra fazem parte de um processo chamado “movimento vertical da terra”. Eles são impulsionados principalmente por processos naturais, como o movimento das placas tectônicas.