A festa já começou, e ela é de toda a cidade. Neste sábado (12/4), véspera do Aniversário de Fortaleza, a animação tomou conta da Lagoa da Parangaba, com aproximadamente 30 mil pessoas celebrando os 299 anos da capital cearense ao som de Paulo Roberto Brega Show, Donaleda, Danieze Santiago e Zé Vaqueiro. Descentralizada, a comemoração continua neste domingo (13/4), com shows de Banda Reite, José Augusto, Natanzinho Lima e Taty Girl no Aterrinho da Praia de Iracema.
“Esta é uma festa para todos os fortalezenses. Celebrar o Aniversário de Fortaleza de forma descentralizada é respeitar a população, respeitar aqueles e aquelas que contribuem para o desenvolvimento dessa cidade através do recolhimento dos seus tributos. Nada mais justo de que nós descentralizarmos as nossas ações, sejam elas da educação, da saúde, da infraestrutura, do turismo, sejam da cultura, e assim será durante toda a nossa gestão”, afirmou o prefeito Evandro Leitão, que acompanhou os shows e percebeu o entusiasmo de moradores e comerciantes da região.
Este ano, o tema da festa de aniversário é “Viver a cidade é celebrar nossa história”. A secretária da Cultura Helena Barbosa destacou a importância da descentralização para a promoção da igualdade social e para o cumprimento do papel da Prefeitura de estar mais próxima da população.
“É significativo a gente rodar a cidade, ofertando experiência de cultura e arte em qualquer que seja o território. Este ano a gente resolveu celebrar o aniversário aqui na Parangaba, e temos quatro anos de gestão para espalhar cultura por toda a cidade através dos eventos estruturantes.
Estamos todos aqui, em uma programação diversa, com vários ritmos, com várias expressões, para Fortaleza celebrar junto com a gente nesse primeiro dia de show”, ressaltou a secretária.
Para o cantor e compositor pernambucano Zé Vaqueiro, seus shows em Fortaleza têm uma energia diferente. Neste sábado, o fenômeno do forró piseiro levou ao palco alguns de seus maiores sucessos.
“Eu fiquei sabendo que aqui é o bairro mais forrozeiro de Fortaleza, então para mim é uma honra maravilhosa trazer alegria, trazer o nosso show para a turma maravilhosa que veio curtir essa data tão especial que é o aniversário de Fortaleza. O povo cearense me recebeu com muito carinho, e depois que eu vim para cá, Deus abriu portas espetaculares na minha vida, então tenho esse carinho imenso por todo o povo de Fortaleza”, celebrou o artista. Até o final dos anos 1990, a Parangaba era um reduto de casas de forró que marcaram a história do gênero musical.