Mais de três mil pessoas se cadastraram para acompanhar o momento decisivo e Supremo prepara estrutura massiva.
O Supremo Tribunal Federal (STF) está pronto para iniciar, na próxima terça-feira (2), o julgamento do Núcleo 1 do processo sobre a suposta tentativa de golpe de Estado que resultou nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. O evento atraiu uma atenção sem precedentes e mobilizou uma estrutura inédita de segurança e logística, preparada pela Suprema Corte.
Com mais de três mil pessoas inscritas para acompanhar e centenas de jornalistas credenciados, o STF se prepara para os cinco dias de sessões que devem atrair os olhares do mundo. Grandes veículos de comunicação internacionais como New York Times, Le Monde, The Guardian e The Economist já iniciaram a repercussão do julgamento.
Segurança reforçada
Diante desse cenário, o STF prepara uma vasta estrutura para acomodar o público e a imprensa. A segurança no Tribunal e nas proximidades foi reforçada pela polícia do Distrito Federal. Além disso, a Corte implementou uma série de ações preventivas, incluindo varreduras nas residências dos ministros e o monitoramento constante do ambiente virtual para identificar possíveis ameaças.
Para garantir a transparência e o acesso à informação, um telão será instalado nas dependências da Corte para transmitir as sessões, permitindo que os profissionais de imprensa presentes acompanhem o que ocorre na sala da Primeira Turma . Haverá também uma transmissão na área externa do prédio, no térreo do Anexo 2, exclusivo para jornalistas credenciados.
Para o público geral, as sessões serão transmitidas ao vivo pela TV Justiça, em seus canais no YouTube e aplicativo, além do canal do STF.