Já é possível reciclar baterias de veículos elétricos de forma limpa e eficaz

Tecnologia

Carros elétricos podem se tornar grandes aliados das metas ambientais de descarbonização. No entanto, para que eles sejam realmente sustentáveis, é necessário pensar na produção das baterias e na reciclagem quando não puderem mais ser utilizadas.  Uma nova forma de reciclagem, criado por pesquisadores do Worcester Polytechnic Institute (WPI), nos Estados Unidos, pode ajudar nessa missão. Os cientistas desenvolveram um método hidrometalúrgico que proporciona uma reciclagem limpa e em grande escala de baterias de íon-lítio.

As baterias de íon-lítio se destacam por serem a melhor opção de armazenamento de energia já desenvolvida. Elas são capazes de armazenar energia gerada por fontes renováveis, como usinas solares e eólicas. 

Essas baterias oferecem a maior densidade energética entre todas as tecnologias de armazenamento e podem ser facilmente escaladas para atender às demandas de projetos, mesmo em geografias desafiadoras. Atualmente, essas baterias são utilizadas desde dispositivos pequenos até carros e sistemas de armazenamento de energia em redes elétricas. Sua vida útil geralmente dura alguns anos e é influenciada por diversos fatores. 

Sua ampla utilização aumenta a demanda pela extração dos materiais que as compõem. Para produzir baterias de íon-lítio, é necessário extrair, além do seu material principal, elementos como níquel, cobalto e manganês. Essa extração causa um grande impacto ambiental. Por isso, a reciclagem dessas baterias é essencial para aumentar a sustentabilidade de seu processo produtivo. 

Com alta densidade energética, as baterias de íon-lítio armazenam energia de fontes renováveis como solar e eólica (Imagem: IM Imagery/Shutterstock)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *