Investe Piauí na China fortalece logística e articulação para a Missão Internacional 2025

Piauí

A presença internacional do Piauí ganha cada vez mais relevância com o trabalho desenvolvido pelo escritório da Investe Piauí em Xiamen, na China. A unidade tem sido peça fundamental na abertura de portas para produtos piauienses no mercado asiático, no apoio a empresas interessadas em investir no estado e na articulação de agendas estratégicas como a Missão China 2025, que ocorre de 8 a 14 de setembro.

O escritório representativo do governo do Piauí no país asiático, inclusive, foi inaugurado durante a primeira Missão China, em 2024, na qual mais de 80 empresários participaram de uma extensa programação, com apoio da Investe Piauí. Para Saullo Castelo Branco, diretor de Mercados Asiáticos da Investe Piauí, a atuação do escritório é um elo direto entre o Piauí e um dos maiores mercados do mundo. Segundo o diretor, com a Missão China 2025, o Piauí reafirma o compromisso em consolidar parcerias, atrair investimentos bilionários e abrir espaço para que empreendedores locais alcancem novos mercados, posicionando o estado como protagonista em inovação, sustentabilidade e comércio internacional.

“Aqui em Xiamen atuamos como uma ponte entre o mercado chinês e o estado do Piauí, facilitando o acesso de empresas piauienses a compradores e investidores internacionais. Também apoiamos empresas chinesas interessadas em se instalar no Piauí, promovendo o estado como um destino seguro e estratégico para novos investimentos”, explica.

Missão China 2025, logística e segurança para novos negócios

A edição deste ano contará com participação na China International Fair for Investment & Trade (CIFIT), a maior feira de investimentos da Ásia. Além da presença com estande próprio, a delegação piauiense terá rodadas de negócios, visitas técnicas e agendas estratégicas em cidades como Xangai e Xiamen.

Empresários que participam da missão terão suporte institucional da Investe Piauí antes, durante e depois da viagem, com preparação técnica, auxílio em negociações e intérpretes para garantir uma imersão completa no mercado asiático. O objetivo é que cada encontro se traduza em novas oportunidades concretas de negócios.

Saullo Castelo observa que o Piauí é hoje um dos estados que mais se projeta no cenário de internacionalização do Nordeste. A combinação entre ações locais, como o fortalecimento de cadeias produtivas e programas de exportação, e a presença internacional, por meio do escritório em Xiamen, tem sido decisiva para conectar os negócios piauienses a oportunidades globais. Segundo o diretor, esse suporte é essencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *