O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai notificar os aposentados e pensionistas que tiveram descontos na folha de pagamento a partir da próxima semana. Segundo o presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior, cerca de 9 milhões de beneficiários foram alvo de deduções nos últimos anos. Na próxima terça-feira (13), o instituto vai começar a avisar quem teve os descontos. Nem todos os valores foram deduzidos indevidamente — os cidadãos terão de informar se autorizaram os abatimentos. O contato será feito apenas pelo aplicativo Meu INSS, canal de informação oficial do órgão.
Nessa quinta-feira (8), Waller Júnior informou que o governo planeja iniciar o reembolso dos aposentados vítimas de fraudes no INSS até o fim de maio. Ele explicou que 27 milhões de beneficiários já estão recebendo mensagens pelo Meu INSS de que não foram vítimas do esquema ilegal.
“Serão 9 milhões de pessoas que receberão a manifestação ou chamado pelo INSS de que teve algum tipo de desconto em folha associativa”, afirmou o presidente do INSS.
“Eles [aposentados] serão informados pela plataforma Meu INSS, o canal de informação oficial. Peço que os aposentados não abram e-mail, mensagens de WhatsApp, ou SMS [mensagens de celular]. O INSS não se comunica por outro meio que não seja o Meu INSS. Neste dia, vamos informar se o beneficiado teve desconto e qual foi o valor”, acrescentou.